fbpx

O QUE É BIM 3D?

O BIM 3D consiste na consolidação dos projetos da obra em um mesmo ambiente virtual, em três dimensões e com todos os elementos necessários para sua caracterização e posicionamento espacial.
Uma das grandes vantagens é o Clash Detection (detecção de Interferências), isto é, a identificação de inconsistências entre as diversas disciplinas.

O QUE É BIM 4D?

O BIM 4D consiste em atrelar os elementos gráficos da construção ao cronograma da obra.
Um modelo de informações bem estruturado é um recurso extremamente útil para todos os membros da equipe do projeto. Desta forma o gestor acompanha o avanço físico da construção e, com uma simples manipulação do cursor do computador sobre o cronograma, ver a obra evolução da construção em uma animação.

O QUE É 5D BIM?

O BIM 5D consiste em agregar dados de custos ao modelo para oferecer planejamento de custos ou gerar estimativas. Assim um objeto fica ligado a seu orçamento e a seus respectivos insumos de produção. Uma alteração no elemento torna possível a atualização do orçamento.

O QUE É 6D BIM?

O BIM 6D consiste em vincular informações de atributos para apoiar o Gerenciamento de Instalações visando a sustentabilidade e análise energética.
Com dados de manutenção, vida útil e desempenho energético de diferentes componentes à mão, eles podem determinar os custos dessas atividades e criar perfis de gastos ao longo do ciclo de vida da construção, planejando antecipadamente anos de manutenção. Ter esses dados à mão é muito útil ao adquirir projetos futuros.

O QUE É BIM 7D?

O BIM 7D consiste na manutenção durante todo o ciclo de vida da construção, sendo utilizado pelos gestores na operação e manutenção das instalações, gerando facilidade e rapidez em substituição de peças, cumprindo e otimizado uma gestão racionalizada ciclo de vida de ativos ao longo do tempo.
Nesta etapa, ainda não muito usada no Brasil, é que se enquadra a nova norma de desempenho para edificações, a NBR 15575.

Dessa forma, o BIM provê todas as informações necessárias ao desenho, à expressão gráfica, à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de execução, desde a fase inicial do projeto até a conclusão da obra. Com isso, os dados para a validação do projeto são automaticamente associados a cada um dos elementos que o constituem.

O BIM tem conquistado espaço pois ele é o conjunto de ferramentas que substituirá o tão tradicional CAD, software que também possui a sua importância e que substituiu a prancheta.

 

#2º BIM DAY – II Encontro Tecnológico SDS Educa