fbpx

BIM DAY #04

EVENTO REALIZADO EM 28 DE AGOSTO DE 2021
Evento Online ao Vivo
Transmissão pelo ZOOM

IV ENCONTRO TECNOLÓGICO SDS EDUCA

O mercado da construção civil passa por um período de mudanças tecnológicas, onde o BIM – Building Information Modelling – por meio do Decreto BIM 10.306/21 – exige que as empresas prestadoras de serviços para órgãos públicos iniciem um processo de migração tecnológica e metodológica para que os projetos possam ser desenvolvidos com maior precisão e controle. Este movimento está exigindo uma mudança de postura de todos os agentes envolvidos.

Por um lado, empresas buscam entender o que o BIM significa e qual a melhor estratégia a ser adotada dentro do seu cenário. Do outro, profissionais da área buscam entender como devem se preparar para enfrentar estes desafios dentro do mercado de trabalho.

Buscando criar um ambiente de reflexão, a SDS Educa organiza o evento “IV ENCONTRO TECNOLÓGICO SDS EDUCA – BIM DAY #4”, onde teremos a oportunidade de ouvir a fala de diversos experts no uso do BIM e seus principais desafios, para que os participantes possam entender o que significa esta tecnologia, e quais são as principais rupturas que terão de haver para que ela ganhe efetividade no cenário nacional.

PROGRAMAÇÃO

08h00
ABERTURA DO EVENTO
Desafios da Implementação BIM no Brasil, Decreto BIM e a Estratégia BIM BR
Prof. Dr. Samuel Dereste – SDS Educa e Universidade Cruzeiro do Sul

Engenheiro Civil e Arquiteto. Doutor em Engenharia e Mestre em Arquitetura. CEO SDS Educa / Coordenador de Curso e Professor no Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Possui experiência em tecnologia na área da AEC e Soluções BIM.

09h00
PALESTRA #1
Ferramentas BIM da Cype Ing para Arquitetura, Engenharia e Construção
Eng. Wagner Calegari - Cype/Multiplus

Engenheiro Civil, com Experiência Profissional em Softwares de Cálculo Estrutural e Ferramentas BIM, Engenheiro na Multiplus e Representante da Cype Ing.

10h30

 

PALESTRA #2
BIM para Projetos de Instalações Prediais e Industriais
Eng. .Anderson Almeida Costa

Engenheiro Civil. Pós Graduado Engenharia de Estruturas de Concreto para Edifícios pela FESP – Faculdade de Engenharia de São Paulo – 2014. Especialista em Projetos de Grande Porte.

13h00

 

PALESTRA #3
Engenharia Digital em Projetos de Infraestrutura, os desafios do processo de implantação
Enga. Dominique Mansur

Engenheira Civil com mais de 7 anos de experiência na indústria da construção, setor de infraestrutura, foco em mercado de mineração. Desenvolvimento de clientes e negócios, orçamento e planejamento de projetos de engenharia. Especialista em implantação e coordenação BIM para projetos de infraestrutura, com experiência em barragens, plantas de mineração e projetos de geração de energia renováveis.

14h30

 

PALESTRA #4
BIM na Construção Industrializada
Enga. Ariana Borges

Graduada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Uberaba. Trabalhou 11 anos em grandes empresas como projetista industrial utilizando processos BIM, especificamente, o software BIM Tekla Structures. Desde 2014 trabalha na Trimble, atua nas áreas comercial e técnico do software Tekla Structures.

 

16h00
PALESTRA #5

 

 

 

 

16H30
ENCERRAMENTO
Estratégias de Qualificação profissional para Engenheiros e Arquitetos nos ambientes de implementação BIM
Prof. Dr. Samuel Dereste – SDS Educa e Universidade Cruzeiro do Sul

Engenheiro Civil e Arquiteto. Doutor em Engenharia e Mestre em Arquitetura. CEO SDS Educa / Coordenador de Curso e Professor no Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Possui experiência em tecnologia na área da AEC e Soluções BIM.

COMO FOI?

O IV Encontro Tecnológico da SDS Educa pela primeira vez foi online e foi um sucesso. Contamos com a presença de mais de 70 participantes, durante as palestras do dia todo.

O Evento teve a abertura do Prof. Dr. Samuel Dereste, CEO da SDS Educa, que expôs as potencialidades e fragilidades na área da construção civil e problemáticas na implementação da metodologia BIM em uma empresa. Retratou as mudanças tecnológicas do pensamento fragmentado para um pensamento integrado que originou o BIM e toda a complexibilidade da nova gestão e do trabalho colaborativo. O Professor, por fim, explicou o objetivo do Decreto BIM, que viabiliza obras públicas de forma escalonada para que o mercado possa se adaptar, atender as normas técnicas, padronizar as informações, assim discutir novas tecnologias através da interoperabilidade e quais são as metas estabelecidas pelo Decreto até 2028.

Na sequência, o Eng. Wagner Calegare, representante da empresa espanhola Multiplus/Cype ING, desenvolvedora de ferramentas voltadas ao mercado da Engenharia, fez a apresentação do software novidade para 2022, o Cype Architecture. A nova ferramenta, voltada especificamente para arquitetura, tem como objetivo a modelagem arquitetônica tridimensional, e foi concebido especificamente para a colaboração multidisciplinar. Esta aplicação se integra ao fluxo de trabalho Open BIM, através da plataforma gratuita BIMserver.center., que trabalha por interoperabilidade na nuvem. Cria e compartilha o projeto com outras disciplinas, dessa forma delegando sincronização de informações e o gerenciamento de equipe e projetos.

Ilustrou a utilização do BIM na prática e a gestão das diversas disciplinas, desde o projeto arquitetônico (Cype Architecture), projeto estrutural (CypeCAD), orçamento (Arquimedes), relatórios e prazos de entrega, atendendo as demandas do mercado. Ao final, evidenciou a importância do IFC para o BIM e as questões do “Clash Detection” verificação dos projetos de acordo com os parâmetros seguindo as Normas Técnicas.

O Prof. Eng. Anderson Almeida, professor da Universidade Cruzeiro do Sul e Engenheiro do Instituto Butantã, inicia a terceira conversa do dia falando sobre a Industria Farmacêutica e as dificuldades projetuais, perante o entendimento da complexibilidade de escala do projeto industrial. Explica que o BIM é a chave para trabalhar a hierarquia das informações e suas interdisciplinaridades. Argumenta seu discurso através de comparações entre projetos de Instalações Prediais e Industriais VS. Projetos de Instalações Residenciais, exibindo seus projetos utilizando a metodologia BIM.

Explorando o mercado da infraestrutura, a Enga. Dominique Mansur apresentou a Verum Partners, empresa líder e referência em inovação e excelência na implantação de soluções que promovam colaboração e transparência no ecossistema de projetos em AWP (Advanced Work Packagin).

Em sua palestra revelou a transformação digital na engenharia e construção, colocando em discussão o pensamento do projeto Tradicional VS Engenharia Digital. Reforçou os conceitos BIM e despertou indagações nos processos de Implantação da metodologia, dentre eles entender quais seriam as necessidades de uma empresa na implementação BIM e como o modelo digital BIM poderia aumentar a qualidade da gestão dos dados? Ilustrou os impactos nos processos de implementação BIM com gráficos, softwares e cálculos e quais são as competências e atitudes necessárias para a execução das tarefas. Finalizou a conversa recomendando uma solução pouco discutida, mas muito comum na área, apelidada pela profissional de “cadeia de ajuda”, que nada mais é do que o ecossistema de empresas que trabalham juntas.

Nossa última convidada foi Enga Ariana Borges, que trouxe soluções tecnológicas da empresa Trimble para a área da construção civil. Abordou soluções em mapeamento por marcação de pontos utilizando o hardware Robotic Total Station (RTS) e soluções de mapeamento por nuvem de pontos utilizando laser scanner, que faz medições para comparativos de desenvolvimento projetual, citando como exemplo o projeto da Ponte Herlício Luz, localizado em Santa Catarina.

Explanou também sobre o Software Tekla Structure de modelagem nível 500ND (nível de detalhamento), e usa como exemplo de projeto o Museu do Futuro em Dubai, classificado com projeto da indústria 4.0 em estrutura metálica. “O Museu do Futuro teve sua geometria trabalhada no sketchup, levou-se o estudo para o Tekla, criou-se a parte estrutural, acrescentou a informações necessárias para a indústria, se deu a produção e a montagem.

Concluiu sua palestra sobre BIM na Construção Industrializada falando sobre Ambiente comum de dados (CDE) e os fluxos utilizados na plataforma Trimble Connect que “é uma ferramenta de colaboração aberta que conecta pessoas certas as informações certas no tempo certo”. Por fim, realizou a demonstração de Hardware como o HoloLens da Microsoft que converte IFC da Trimble em hologramas e converte para exibição real.

Resumo por Camila Rubim