Fizemos uma enquete nas nossas redes sociais, e os temais mais votados foram: Como começar em BIM (50%), Certificações em BIM (35%) e Pós Graduações em BIM (15%).
Começamos conversando sobre o estado da arte da elaboração de projetos na área da AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção – é complexo e exige muitos componentes e participantes, e historicamente, sempre teve uma gestão muito complexa. Neste sentido, surge o BIM – Bulding Information Modeling como opção na gestão e geração de modelos voltados para a área da AEC.
A base fundamental deste modelo está na interoperabilidade, que é capacidade de troca de informações entre as diferentes ferramentas. Atualmente este desafio está cada vez menor haja vista a popularização de ferramentas de compartilhamento em nuvem (onedrive, google drive, etc), mas também, nos próprios fabricantes que usam cada vez mais soluções que permitam trabalhar diretamente na nuvem, e uma troca de informações mais exata e prática.
Com relação a como começar a usar BIM, é fundamental se ter uma definição de qual será a sua área de atuação. As ferramentas não são únicas, e assim, para cada tipo de projeto que se deseje desenvolver, será utilizado um tipo de ferramenta. O ponto comum é que todas irão convergir para um único modelo digital, que concentra as principais informações.
O passo a passo para quem quer começar a utilizar o BIM seria o seguinte
a) Estude a área que pretende atuar: verifique quais são as principais ferramentas que os profissionais costumam usar na sua região. Uma boa dica é olhar os classificados de emprego e ver quais são as principais ferramentas solicitadas.
b) Analise a entrega técnica de cada área: dependendo do tipo de projeto desenvolvido, você lidará com diferentes perfis (seja o cliente ou até mesmo um outro colega), desta forma, o produto desenvolvido deverá ter características que possam atender ao perfil desejado. Uma coisa é um projeto mais volumétrico e geral, e a outra, é um projeto para execução.
c) Software não substitui Engenheiro ou Arquiteto. A ferramenta sempre será operada, desta forma, a tomada de decisão sempre é do profissional. Assim, não ache que o que foi feito “automaticamente” pelo software possa estar 100% correto, pois a mudança de um pequeno parâmetro pode mudar radicalmente o resultado.
d) Busque qualificação: As empresas de softwares possuem certificações profissionais, que atestam seus conhecimentos avançados em determinada área, e também temos universidades que ministram cursos de pós graduação. Assim, busque se especializar de forma que consiga entregar o melhor produto possível para seu cliente, e assim, fidelizá-los e ganhar cada vez mais clientes.
Este foi um assunto de nossa live no dia 01/10, o Prof. Dr. Samuel Dereste aconteceu nos canais oficiais do @samueldereste @sdseduca falando sobre como começar em BIM.