O que é LOD?
Uma das grandes diferenças entre a plataforma CAD e a plataforma BIM é justamente a possibilidade de detalhamento dos objetos ao pormenor.
Porém, este nível de detalhamento torna o modelo pesado e de grande complexidade para ser manipulado.
Assim, o projetista precisa estabelecer um limite de detalhamento que consiga atender suas demandas de controle e execução, e que esteja dentro do limite financeiro que aquele projeto obteve quando da definição dos custos de projeto. [1] [2]
Como no Brasil o BIM ganha a cada dia maior importância dentro do mercado da AEC, vamos aprofundar um pouco esse assunto através deste post. Primeiramente, o LOD – Level of Detailment é uma variável que quantifica o nível de detalhamento que os elementos do projeto terão.
Assim, é uma variável que precisa ser definida já no início do projeto, junto com o cliente, entendendo quais são as demandas e como que o detalhamento deverá ser conduzido para a execução da obra.
O Nível de desenvolvimento (LOD)
O Nível de desenvolvimento (LOD) é um conceito com diferentes definições e implementações. O conceito básico é que o nível de desenvolvimento definirá o conteúdo e a confiabilidade dos elementos BIM em diferentes estágios.
Entende-se “conteúdo” como as informações geométricas, dados estruturados e a documentação vinculada ao processo de desenvolvimento do projeto. O quesito confiabilidade diz respeito a como que os usuários, em todas as fases do processo, podem confiar na precisão das informações.
As “classes” de LOD, se usadas corretamente, auxiliam no entendimento e no uso das informações junto ao modelo gerado. As especificações de LOD podem ser utilizadas de várias maneiras, seja como anexos aos contratos de prestação de serviços, até mesmo nos planos de execução, colaborando para o gerenciamento das informações de projeto. [1]
Especificações LOD
Como premissa básica, as especificações LOD reconhecem as diferentes fases do ciclo de vida BIM e especificam necessidades em todas as etapas.
Ele responde a perguntas como:
- Quais são os requisitos para conteúdo geométrico e dados do modelo para cada disciplina em cada “nível”?
- O que é necessário para a intenção de design?
- O que é necessário para a colaboração da construção e o que é necessário para o gerenciamento de instalações?
- Que informações podem ser transmitidas entre fases e quais informações precisam ser substituídas?
- Quais links para dados históricos precisam ser mantidos? [1]
O padrão nacional BIM dos EUA
Provavelmente, a maneira mais comum em que a indústria tem usado o termo Nível de Desenvolvimento é definindo como “LOD números”, como LOD 100, LOD 200 ou LOD 300. Este sistema foi originalmente desenvolvido pelo Vico Software como uma forma de definir a confiabilidade e adequação dos elementos do modelo para uso no cálculo automático de custos por modelo.
A Vico
Originalmente, a Vico nomeou o sistema “Nível de Detalhe” e deu o acrônimo LOD.
O sistema foi concebido de maneira genérica e foi padronizado pelo Amerian Institute of Architects (AIA) como Nível de Desenvolvimento, atribuindo assim a importância de que não são apenas questões geométricas, mas sim de todas as características que envolvem um elemento BIM.[1],[2]
BIM Fórum
O BIM Fórum (atualmente BuildingSmart) tomou a padronização do AIA como base e desenvolveu uma classificação ainda mais profunda, e que foi incorporada à padronização BIM americana. Desta maneira, é importante, já nos contratos, se definir qual o tipo de detalhamento que será tomado na definição do modelo.
A base conceitual para o sistema LOD XXX é que os “números” descrevem diferentes “níveis de desenvolvimento” assumindo que os elementos do modelo passam por esses níveis e, portanto, aumentam os números à medida que a geometria e o conteúdo se tornam mais específicos e finais.
Os principais níveis são descritos na tabela a seguir:
NÍVEL DE DETALHAMENTO | SIGLA | DESCRIÇÃO |
---|---|---|
Conceito | LOD 100 | Não existem informações geométricas nos elementos do modelo, apenas símbolos com informações aproximadas. Modelagem Volumétrica. |
Desenvolvimento de Design | LOD 200 | Os elementos são espaços reservados genéricos, podendo ser objetos reconhecíveis ou apenas realocações de espaço para coordenação entre as disciplinas. |
Documentação | LOD 300 | Este é o nível mais adequado para a interação entre a fase de projeto e a definição de custos. Esses modelos permitem a geração de documentos de construção e desenhos de compras e licitações. |
Construção | LOD 400 | Este nível suporta detalhamento, fabricação e instalação / montagem de objetos, além da gestão entre diferentes agentes (subcontratadas). |
Gerenciamento de Instalações | LOD 500 | Este nível terá geometria e informações adequadas para suportar operação e manutenção. A geometria e os dados devem ser construídos e verificados no campo. |
Fonte: [1], [2].
As diferentes características entre os LOD´s podem ser compreendidas através do exemplo abaixo.
Nele é possível verificar que o LOD200 onde aparece apenas a atribuição geométrica, até o LOD400 onde é possível enxergar posicionamento das armaduras e cálculo preciso do volume de concreto para a execução do elemento.
O NBIMS especifica que não há classificação LOD para todo o modelo. Assume que, em qualquer fase, o modelo conterá elementos e sistemas em diferentes níveis de desenvolvimento. Assim, o usuário definirá qual o nível de detalhamento que precisará chegar frente às suas exigências construtivas.
A especificação de LOD´s do BIM Fórum também não prescrevem quais níveis de desenvolvimento devem ser alcançados, deixando a especificação da progressão do modelo para o usuário.
Para gerenciar este processo, a especificação BIM Fórum inclui uma planilha de monitoramento dos modelos:
Considerações Finais.
Os LOD´s devem estar alinhados ao processo de projeto e de produção das edificações, que localmente vão sofrer interferências com relação a fornecedores e a mão de obra utilizada.
Em um cenário de produção artesanal, é bastante possível que o edifício final não seja 100% fiel ao modelo BIM desenvolvido, assim, é importante haver esta interação entre os profissionais de projeto e de execução.
Qual é o objetivo da sua modelagem BIM?
Também é muito importante se verificar qual é o objetivo da modelagem BIM para o projeto que está sendo realizado.
O nível de detalhamento deve estar ligado diretamente ao tipo de projeto que se pretende gerar.
Um gasto excessivo de tempo com detalhamentos que não ajudarão na execução da obra custa muito para o profissional que está desenvolvendo os projetos e não refletir, necessariamente, em uma melhoria da edificação final.
Porém, para projetos onde a pré-fabricação já são uma realidade, como grandes obras industriais, shoppings centers, etc, o uso de LOD adequado pode permitir o desenvolvimento de projetos onde a produção está ligada e atrelada ao modelo, permitindo um acompanhamento em tempo real da produção, verificação de possíveis interferências e a gestão de todo o processo produtivo, tornando o processo interativo e rico quanto a qualidade final.
Referências
[1] Blog.areo.io – Acessado em 29/12/17
[2] Constructible.trimple.com Acesso em 29/12/17
Quer saber mais sobre LOD?
Deixe um comentário embaixo que respondo com mais informações exclusivas.